Logged In

Tipologia de Redes

Tipologia de Redes

 Paul Baran, considerado um dos atores principais da criação da Internet teve a ideia, em 1964, de criar uma rede com a forma de uma grande teia.rada (1)

Ele percebeu que existiam 3 formatos distintos de redes e tinha percebido que um sistema de rede centralizado era vulnerável — porque a destruição do seu núcleo provocava a destruição de todas as ligações. Assim demonstrou os 3 tipos de Redes sendo elas: centralizada, descentralizada e a distribuída. Pegando o gancho de Baran, podemos fazer um paralelo desse tipologia de Rede com a Educação. Vejamos:

Na Rede centralizada, toda a informação passa pelo centro para, então, pode ser distribuída para os demais pontos.  Esse é o modelo em que o poder d
e controle e distribuição da informação é concentrado na fonte emissora. Podemos atribuir isso à escola tradicional em que o professor era detentor do saber e os alunos os demais pontos que recebiam a informação da forma bancária, imposta, de cima para baixo. Por muito tempo tivemos como referência a rede centralizada na educação.

Na Rede descentralizada, vários pontos centralizam e distribuem a informação. Dessa forma, trata-se de uma rede com vários centros, como acontece ainda hoje com organizações hierárquicas que conhecemos. Alguns poucos detêm o poder e a grande maioria obedece a leis e regras impostas.

Já na Rede distribuída não existem centros ou “detentores do saber” e qualquer ponto da rede pode receber e disseminar a informação para qualquer outro ponto. Nesse tipo de organização, o conhecimento está presente em cada ligamento e dessa forma pode ir e vir de cima para baixo, de baixo para cima, pois não existe hierarquia e assim todos ganham com o conhecimento coletivo e compartilhado.

Podemos então, a partir dessa análise, questionar a educação hoje em que temos além de ferramentas tecnológicas abundantes, ainda o capital social que são os educandos, cada qual com suas capacidades e competências prontos para aprender e compartilhar seus conhecimentos, convivendo em uma rede distribuída.

A imagem abaixo demonstra os três tipos de Redes:

redes

Interessante não? Então segue a lista e não perca as próximas dicas!

RadaEaD