Logged In

Oferta!

Psicomotricidade e Educação

R$69,90 R$49,90

“O que mais nos agrada nos nossos amigos é a atenção que eles nos dedicam”.

Tristan Bernard

Descrição

PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO

Psicomotricidade é a ciência que tem como objetivo de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.

capa psico

OBJETIVO

OFERECER ATUALIZAÇÃO TEMÁTICA A ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR, INTERESSADOS NO ESTUDO DA PSICOMOTRICIDADE.

Público-alvo: Professores, psicopedagogos, Acadêmicos em fase de graduação ou especialização; Mestrandos; Doutorandos e Profissionais da Educação Infantil, Pedagogia, Arte terapia, Psicanálise, Psicologia, Serviço Social, Sociologia Clínica, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e demais estudiosos interessados pela temática e pesquisa sobre psicomotricidade.

CONTEÚDO

UNIDADE I  –  ASPECTOS RELEVANTES SOBRE A PSICOMOTRICIDADE

– DEFINIÇÃO DE PSICOMOTRICIDADE

– HISTÓRIA DA PSICOMOTRICIDADE

– CONHECIMENTO CORPORAL E LATERALIDADE

– ESQUEMA CORPORAL

– TÔNUS/TONICIDADE

– EQUILÍBRIO

– LATERALIDADE

– ORGANIZAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL
UNIDADE II – PSICOMOTRICIDADE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

– DISTÚRBIOS PSICOMOTORES

– DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: LATERALIDADE CRUZADA

– EDUCAÇÃO PSICOMOTORA COMO PARTE INTEGRANTE DE TODA A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA

– INTERAÇÕES DAS FUNÇÕES MOTORAS, PSICOMOTORA E PERCEPTIVAS COMO AS FUNÇÕES PERMANENTES COGNITIVAS

UNIDADE III – RELAÇÃO PSICOMOTRICIDADE: PROFESSOR, LUDICIDADE, ATENÇÃO E ÁREAS DO CONHECIMENTO

– PSICOMOTRICIDADE E ATENÇÃO

– PSICOMOTRICIDADE , LEITURA E ESCRITA

– PSICOMOTRICIDADE E MATEMÁTICA

– O PROFESSOR E A PSICOMOTRICIDADE

– PSICOMOTRICIDADE E LUDICIDADE

UNIDADE IV – SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DE 0 -3 ANOS

Introdução

Neste módulo você recebe as nossas boas-vindas, aprende um pouco sobre o nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem e já começa a estudar.

Conteúdo gratuito deste curso

Introdução ao Curso Tecnologias Assistivas com E-Book gratuito para conhecer algumas ferramentas do Curso. Aqui você pode conhecer um módulo do Curso e ao ingressar no Curso todo, além dos conteúdos ainda terá o seu certificado para fazer download com carga horária e assinatura dos professores.

Clique aqui para fazer download do E-Book Clique aqui para acessar o Curso todoPNES

CONHEÇA OS CONTEÚDOS GRATUITOS

História Psicomotricidade

HISTÓRIA DA PSICOMOTRICIDADE

Historicamente o termo “psicomotricidade” aparece a partir do discurso médico, mais precisamente neurológico, quando foi necessário, no início do século XIX, nomear as zonas do córtex cerebral situadas mais além das regiões motoras.
Com o desenvolvimento e as descobertas da neurofisiologia, começa a constatar-se que há diferentes disfunções graves sem que o cérebro esteja lesionado ou sem que a lesão esteja claramente localizada.
São descobertos distúrbios da atividade gestual, da atividade práxica. Portanto, o “esquema anátomo-clínico” que determinava para cada sintoma sua correspondente lesão focal já não podia explicar alguns fenômenos patológicos. É, justamente, a partir da necessidade médica de encontrar uma área que explique certos fenômenos clínicos que se nomeia, pela primeira vez, a palavra PSICOMOTRICIDADE, no ano de 1870.

As primeiras pesquisas que dão origem ao campo psicomotor correspondem a um enfoque eminentemente neurológico.
A figura de Dupré, neuropsiquiatra, em 1909, é de fundamental importância para o âmbito psicomotor, já que é ele quem afirma a independência da debilidade motora (antecedente do sintoma psicomotor) de um possível correlato neurológico.
Em 1925, Henry Wallon, médico psicólogo, ocupa-se do movimento humano dando-lhe uma categoria fundante como instrumento na construção do psiquismo. Esta diferença permite a Wallon relacionar o movimento ao afeto, à emoção, ao meio ambiente e aos hábitos do indivíduo.

Desenvolvimento Psicomotor

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

O desenvolvimento psicomotor é um processo contínuo durante o qual se dá a evolução da inteligência, da comunicação, da afetividade, da sociabilidade e da aprendizagem de forma global e simultânea. Decorre por etapas e depende da maturação do sistema nervoso central. Todas as crianças passam por todas as etapas, embora o ritmo na aquisição possa variar de uma para a outra.

Quando a criança nasce, mostra aquilo que conhecemos como reflexos primitivos, que, mais tarde, possibilitarão os movimentos voluntários. Estes reflexos, inatos em todas as crianças, permitem ao bebê realizar as funções básicas de respirar, comer ou virar a cabeça à procura do peito.

O professor e a psicomotricidade

PROFESSOR E A PSICOMOTRICIDADE

O professor possui papel fundamental no desenvolvimento psicomotor tanto de crianças normais quanto de crianças portadoras de necessidades especiais. É ele que pode em muito contribuir através da estimulação em sala de aula e do encaminhamento quando se fizer necessário.

O professor pode contribuir muito, em todos os níveis, na estimulação do desenvolvimento cognitivo, de aptidões e habilidades, na formação de atitudes201jun_canarinho_recreacao6

através de uma relação afetiva saudável e estável, criando uma atmosfera de segurança e bem estar para a criança e, ainda aceitando-a do jeito que ela é.

A reeducação psicomotora é um processo, uma terapia programada que visa modificar o comportamento. Parte desta atuação é privativa do técniiso intervir de forma adequada, no momento oportuno, com técnicas apropriadas.

Vamos continuar com os outros Módulos do Curso?

Muito bem, agora que você já baixou o E-Book e conheceu alguns softwares gratuitos, vá para o curso todo e ao finalizá-lo gere seu certificado!

Boa sorte e conheça os nossos outros cursos!
RadaEaD

Receba novidades!

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.